sexta-feira, 14 de dezembro de 2007

Re: Re: 3 biliões* de pessoas vs. verdismo

"... [os países em desenvolvimento pensam que] a paranóia europeia com o ambiente é uma forma subtil de travar a ascensão asiática. E não há nada que os europeus possam fazer para alterar isso. Nada." (Henrique Raposo)

Não há? Nada? E eu que pensava que todos os países tinham assinado o protocolo de Quioto menos os EUA. Vejamos o nada que os europeus fizeram para que a Rússia, um país em desenvolvimento que ameaça fazer sombra à Europa, entrasse no barco:

... é sabido que a Rússia conseguiu um acordo simpático. Sendo que os níveis de emissões de referência foram definidos relativamente a 1990, tendo colapso da indústria russa após a Perestroika, esta data de referência garante que a Rússia não chegará nem perto desse valor até 2012, a data limite do protocolo. De facto, não é esperado que esses níveis sejam atingidos até 2027. Assim sendo, não só a Rússia não tem que fazer qualquer redução nas suas emissões nos próximos 4 anos, como ainda recebeu centenas de "créditos de redução de emissão" carimbados - basicamente direito a poluir - que podem ser vendidos no mercado internacional. Acrescem ainda a este pacote-oferta milhões de créditos "sumidouro de carbono" por causa das vastas florestas russas.

Nada ?
É também importante atentar na premissa proposta:
HR aponta como natural a suspeição dos países em desenvolvimento relativa aos interesses europeus nos protocolos de redução de emissão de gases. Analise-se essa afirmação face ao seguinte:

O ex-conselheiro de Putin Andrei Illiaronov referiu-se à aceitação de Quioto por parte da Rússia como um potencial "Auschwitz económico". Veio a saber-se que estava a soldo da Exxon Mobil. Estava a ser pago pela petrolífera para promover a desconfiança num protocolo que se veio a revelar extremamente lucrativo para a Rússia. Illiaronov é hoje Senior Fellow do Cato Institute, um think tank fundado pelo magnata do petróleo Charles Koch. Fica a cargo do leitor a tarefa de adivinhar quem são os seus maiores patrocinadores.

*Ps.: Esta gente é tão atlântica, tão atlântica, que até no sistema de numeração tenta copiar os americanos? 1 bilião é 10^12. Ponto. A população mundial não chega a 0.007 biliões.

Sem comentários: