sexta-feira, 23 de maio de 2008

Piratarias (5) - Negativland

Eis a capa do single U2 dos NegativLand, caso de estudo dos direitos de propriedade intelectual. Foi lançado em 1991, e fez com que a banda fosse imediatamente processada pela Island Records, a editora da banda homónima.

A sua resposta foi, no mínimo, criativa: dois dos seus membros, Mark Hosler e Don Joyce, em serviço como jornalistas da Mondo 2000, entrevistaram o guitarrista e autor The Edge, acerca da tourné Zoo TV Tour, em que grandes quantidades de excertos de informação proprietária eram projectados como parte do espectáculo (imagens de TV, marcas, sons,etc. ). Depois de ouvirem The Edge afirmar-se averso ao carácter ilegal da re-utilização de material proprietário durante algum tempo revelaram-se, a meio da entrevista, como membros de NegativLand - a banda com um mega-processo em cima, supostamente em defesa dos seus direitos de autor. A Island Records afirmara em tribunal que os U2 nunca haviam autorizado a utilização do seu trabalho. The Edge, o autor, desmentiu-o.

Os NegativLand estiveram este fim de semana em Portugal, em Serralves e na Faculdade de Letras no Porto, no ZDB em Lisboa. Também estiveram em Faro*, mas não a tocar. Vieram dar uma conferência sobre a temática do fair use, da propriedade intelectual e dos direitos de autor, temática em que tiveram, um pouco empurrados, que se tornar especialistas.

*Pedi a um amigo que assistiu à conferência para escrever um pequeno resumo. Se ele tiver tempo para fazê-lo, coloco-o aqui.

Sem comentários: