quarta-feira, 19 de março de 2008

Da distorção

Este artigo é sobre duas palavras antónimas, uma com conotação positiva, outra com conotação negativa. No nadir dos tempos que atravessamos, os seus significados precisaram de ser alterados pela novilíngua do conservadorismo e da tracanhez, apesar das definições encontradas no dicionário continuarem a ser as originais. São elas:


cosmopolita | s. 2 gén. | adj. 2 gén.
do Gr. kosmopolítes

s. 2 gén.
,

pessoa que se considera cidadão do mundo e que em toda a parte tem conhecimentos adaptando-se facilmente aos costumes das diferentes terras por onde passa;


A palavra cosmpolitanismo define-se perfeitamente como o antónimo de patriotismo. Uma palavra de conotação tão positiva e com um significado que dá tão pouco jeito à tacanhez teve obviamente que ser remodelada pela novilíngua. Assim, é recorrentemente usada como sinónimo de sofisticação, e não é nada incomum ver a burga lisboeta revelar-se cosmopolita e ao mesmo tempo nacionaleira, patrioteira, pouco viajada, ultra-intolerante quanto a outras culturas, racista, xenófoba, a abanar a bandeirinha da selecção nacional de futebol sempre que surge a oportunidade.


chauvinista | s. 2 gén.
do Fr. Nicolau Chauvin

s. 2 gén.
,
pessoa de nacionalismo e patriotismo exagerados, que os defende de uma forma agressiva.

É quase inacreditável como esta palavra possa ter conotação negativa nos dias de hoje. Ser exageradamente patriota, um defeito? Nem um esquerdista como Alegre admitiria isso! Esta palavra e a sua conotação negativa só podem ter sobrevivido à custa de uma distorção brutal do seu uso corrente:
Hoje, é usada como sinónimo de misógino.

1 comentário:

Anónimo disse...

ear cuffs lesbians indian lesbian sluts first lesbian sex partner indian lesbian asshole latina lesbians virgin girls india lesbian movie blonde lesbian car