terça-feira, 8 de janeiro de 2008

Convicções Cegas


Por vezes a ideologia é tão alucinante que resiste à realidade mais óbvia. Por vezes há quem ame tanto uma ideia contra a realidade que, mesmo face às evidências, dê o corpo ao manifesto para provar à realidade que está errada! Tomar banho em águas radioactivas, comer carne de vaca louca, beber leite adulterado já são até clichés reaccionários.*

O pior é que, como diz Colbert, "reality has a well known liberal bias", e não tem misericórdia quando confrontada com convicções. Que o diga Jeremy Clarkson, um dos poucos comediantes verdadeiramente apreciados pela direita (provavelmente por causa das esporádicas chalaças homófobas, xenófobas e anti-ambientalistas). O idiota decidiu publicar os dados da sua conta bancária no The Sun, num artigo em que gozava com a preocupação com a privacidade que se sentia na altura, por causa do roubo de discos com os dados pessoais de 25 milhões de cidadãos britânicos.
Em menos de nada, viu-se a financiar instituições de caridade, involuntária e inesperadamente, através dessa mesma conta.
Há uns tempos li no Esquerda Republicana algo acerca de como o Papa vai ao médico em vez de se limitar a rezar, e de como isto atestaria a hipocrisia conservadora. A escolha para estes alucinados parece ser entre a hipocrisia e um Darwin Award.

*A propósito, cheguei a pensar enviar por correio uma maçaroca das Lameiras a um certo Crespo ... será que ele a comeria?

Sem comentários: