segunda-feira, 24 de dezembro de 2007

Guerra total ao Natal!

O Pai Natal é um senhor de barbas brancas que traz almoços grátis ...

quinta-feira, 20 de dezembro de 2007

Contas por alto sobre Liberdade

Na Holanda o Salário mínimo é de 1300 euros por mês (cerca de 70% do salário médio, num país com população altamente qualificada). No início da carreira um engenheiro ganha pouco mais do que o funcionário que lhe limpa o escritório (a quem é roubada a liberdade de receber menos).

Desemprego: 3.3%, a taxa mais baixa da União Europeia.Mas há zonas dos Países Baixos que não entram nas estatísticas, onde a liberdade de negociar o que se quer pagar e receber é total, e até os impostos são à taxa plana = 0% à la Ron Paul. Nestes paraísos liberais, autênticos oásis no fascismo igualitário holandês, os previligiadamente livres assalariados, que normalmente embalam fruta ou cortam carne, têm inclusivé a liberdade de negociar com os patrões o horário de trabalho, não estando limitado pela lei convencional. Têm liberdade de não ter segurança na saúde, e têm a liberdade de escolher não gozar férias. Há uns tempos um destes lugares paradisíacos foi notícia. Chama-se Den Helder

Encontro II

Bernardo d’Orey Vasconcellos e Souza d’Almeyda e d’Andrade, devoto católico, fica encantado ao privar com William Winthorp Astor. Agrada-lhe sabê-lo crente, um Cristão com letra maiúscula, igualmente fervoroso, dessa América que ao contrário da Europa se recusa a abandonar Deus. Mas seca-se-lhe a garganta ao saber que Mrs. Astor, igualmente cristã, talvez ainda mais devota, é presbítera.

segunda-feira, 17 de dezembro de 2007

Ouvido no "Porta Velha"

- ... manual de engenharia civil em português do Brasil, apreendido pela PIDE, porque o título cheirava-lhes a marxismo.

sexta-feira, 14 de dezembro de 2007

Re: Re: 3 biliões* de pessoas vs. verdismo

"... [os países em desenvolvimento pensam que] a paranóia europeia com o ambiente é uma forma subtil de travar a ascensão asiática. E não há nada que os europeus possam fazer para alterar isso. Nada." (Henrique Raposo)

Não há? Nada? E eu que pensava que todos os países tinham assinado o protocolo de Quioto menos os EUA. Vejamos o nada que os europeus fizeram para que a Rússia, um país em desenvolvimento que ameaça fazer sombra à Europa, entrasse no barco:

... é sabido que a Rússia conseguiu um acordo simpático. Sendo que os níveis de emissões de referência foram definidos relativamente a 1990, tendo colapso da indústria russa após a Perestroika, esta data de referência garante que a Rússia não chegará nem perto desse valor até 2012, a data limite do protocolo. De facto, não é esperado que esses níveis sejam atingidos até 2027. Assim sendo, não só a Rússia não tem que fazer qualquer redução nas suas emissões nos próximos 4 anos, como ainda recebeu centenas de "créditos de redução de emissão" carimbados - basicamente direito a poluir - que podem ser vendidos no mercado internacional. Acrescem ainda a este pacote-oferta milhões de créditos "sumidouro de carbono" por causa das vastas florestas russas.

Nada ?
É também importante atentar na premissa proposta:
HR aponta como natural a suspeição dos países em desenvolvimento relativa aos interesses europeus nos protocolos de redução de emissão de gases. Analise-se essa afirmação face ao seguinte:

O ex-conselheiro de Putin Andrei Illiaronov referiu-se à aceitação de Quioto por parte da Rússia como um potencial "Auschwitz económico". Veio a saber-se que estava a soldo da Exxon Mobil. Estava a ser pago pela petrolífera para promover a desconfiança num protocolo que se veio a revelar extremamente lucrativo para a Rússia. Illiaronov é hoje Senior Fellow do Cato Institute, um think tank fundado pelo magnata do petróleo Charles Koch. Fica a cargo do leitor a tarefa de adivinhar quem são os seus maiores patrocinadores.

*Ps.: Esta gente é tão atlântica, tão atlântica, que até no sistema de numeração tenta copiar os americanos? 1 bilião é 10^12. Ponto. A população mundial não chega a 0.007 biliões.

segunda-feira, 10 de dezembro de 2007

Sobre a capacidade de adaptação do capitalismo, um post sem links nem imagens cativantes

A partir do momento em que existe uma rede de informação com as características da internet o custo de distribuição e promoção de conteúdos diminui para níveis residuais. Assim sendo, as distribuidoras enfrentam o mesmo problema com que ficariam os distribuidores da fruta do meu avô se existisse um meio de ele a teletransportar gratuitamente para a mesa do consumidor - isto é, são quase inúteis. Se o capitalismo fosse tão flexível à mudança quanto se arroga as distribuidoras seriam lestas a disponibilizar de graça os conteúdos através de páginas com publicidade cujos lucros sobrariam para cobrir os reduzidos custos de promoção e distribuição da música. Mas não.
Face à mudança, o capitalismo estrebuchou. Armou-se com as ferramentas do costume , como a novilíngua e invectivou: "pirataria", "roubo", "direitos" de "autor", "" ┼ PROPRIEDADE ┼ intelectual" (Aleluia, Amen!). Valeu-se depois do mais valioso recurso no seu arsenal: o Estado. Ameaçou, fechou servidores, enviou homens de cara tapada às casas dos criminosos. Por fim, investiu milhões a pôr os D'ZRT a dizer em público que os descarregamentos ilegais os matavam à fome.
Uma década mais tarde alguns começam a adaptar-se, e a rtp já tem canal no youtube.

Subitamente o funesto pirata é um espectador amigo.

quinta-feira, 6 de dezembro de 2007

Música de Intervenção

Corre na blogosfera uma discussão antiga para a qual a resposta foi dada há mais de meio século pelo porco Napoleão.
Por mim, faço minhas as palavras da Keny Arkana, cantora de intervenção Franco-Argentina, défenseuse d'une révolution du bas et anti-institutionnelle:

Parce qu'ils nous la mettent, et ça qu'on l'admette ou non
Parce qu'on veut pas d'maîtres qui génèrent que misères et tourments
Jeunesse de l'Occident, à nous de contrer les gouvernements !



Abelhas

Alguém ainda se lembra do nosso amigo Mon 810, aquele milho transgénico impróprio para consumo humano que foi proibido na Alemanha porque mata abelhas alemãs? Foi-se a ver e, surpresa das surpresas, parece que também mata abelhas algarvias!!

Um apicultor de Poço Barreto viu já quase metade das suas colmeias destruídas por este veneno. Metade do seu sustento. Do seu ganha-pão. Onde é que estão os opinativos aurautos geneticamente modificados da sacralidade da propriedade privada? Ou ela só é sagrada, um direito natural e inviolável se os vândalos usarem rastas?

quarta-feira, 5 de dezembro de 2007

Blair

Blair esteve ontem na Culturgest a falar de "Desenvolvimento Económico e Paz Mundial", e surpreendeu ao dizer que o que faz falta para o primeiro é mais liberalismo e que a melhor forma de lidar com o urânio enriquecido persa é bombardeá-lo com urânio empobrecido.

segunda-feira, 3 de dezembro de 2007

Se Chavez fosse europeu

... mudava a designação das suas propostas para "tratado", e aprovava-as no parlamento.

Mas convenhamos, o proposto fim do limite de mandatos a que um chefe de governo se pode candidatar seria uma medida perigosamente anti-democrática, só em vigor em ditaduras como a França, a Itália, o Reino Unido, o Japão, o Canadá, a Austrália e ... Portugal.*

*[Nos comentários, ventos de esclarecimento relativos às diferenças entre as formas de governo]