quinta-feira, 8 de novembro de 2007

Serviço público

[CTS-60 da Rhode & Schwarz]

Um Capturador de IMSI responde a um pedido de chamada de um telemóvel próximo, fazendo-se passar por estação base, e instruindo o chamador que use a o modo de encriptação R/5 (ou seja, nenhuma). O sinal é reenviado para a estação-base genuína mais próxima e a comunicação é estabelecida, com o capturador como intermediário. Para ouvi-la basta ligar uns auscultadores ao dispositivo. Ou um gravador, para mais tarde recordar.

Encontram-se à venda em segunda mão a começar nos 1000€ (ver modelo CTS-30). Também se podem comprar directamente à marca ou em lojas da especialidade. A marca alemã Rhode&Schwarz vende a preço razoável a gama CTS, que tem modelos de que gosto particularmente por serem extremamente fáceis de utilizar. A Anritsu e a Aeroflex vendem-nos ainda mais baratos.

Para encontrar outros modelos, é só procurar "Mobile Radio Tester" na rede. Encontram-se verdadeiras pechinchas nos fóruns de malucos dos telemóveis.

Em suma, não é preciso ir ao Paraguai nem ser-se um engenhocas, para se juntar à moda das escutas.

Mais: 1 2 3 4 5 6

1 comentário:

Anónimo disse...

... pois ... :-/
E dá para a pessoa perceber que é alvo dessas 'brincadeiras'? Bem sei que a pergunta é naive ... mas suponho que a coisa não é detectada por anti-vírus e afins ...
Obrigada,
M.