terça-feira, 18 de setembro de 2007

9/11

Há alguma confusão em relação ao significado desta efeméride. Há quem neste dia recorde o aniversário do golpe militar apoiado pela CIA que põs fim a 150 anos de democracia chilena, instaurando a mais sanguinária ditadura da América do Sul, tão amada pelos nossos liberais católicos. Outros lembram-se do suicídio do brilhante Antero de Quental, o Proudhon português.
A maior parte lembra-se das acções assassinas alegadamente planeadas por um milionário de quem já ninguém parece querer saber, perpetradas por 19 nacionais daquela que é provavelmente a ditadura mais opressiva do mundo, e que desde 2001 foi recompensado com 15 000 000 000$ em armas americanas.

Foi ao ler este artigo do xatoo que me apercebi. Nada disto aconteceu num dia 9/11.
O dia 9 de Novembro é lembrado principalmente como a data da queda do muro de Berlim.

mm/dd/aaaa - O número do mês em primeiro lugar, seguido do número do dia - eis um formato de data singular, uma mania norte-americana (partilhada em todo o mundo apenas pela Micronésia). Parece uma trivialidade fazer notar isto, mas é mais importante do que se possa julgar.

É que, quando tudo parece indicar que os alienados desesperados neo-conservadores se preparam para transformar mais um país numa incubadora de selvajaria fanática, convém lembrar o tipo de provas que nos apresentam para aprendermos a ter medo dos malvados:

Em Fevereiro deste ano representantes das forças militares americanas no Iraque providenciaram as provas físicas cabais de que o Irão estaria a armar milícias xiitas no Iraque: apresentaram à imprensa munições resgatadas a alguns destes grupos que seriam claramente de fabrico iraniano. Rapidamente foram desmascarados quando alguém se interrogou da razão pela qual as armas tinham números de série como LOT:5-31-2006. Mês, dia, ano.

Ps: Não tenho dúvidas que o Irão esteja a intervir no Iraque - seriam loucos em não o fazerem - os religiosos neo-conservadores americanos ofereceram de bandeja ao governo do religioso conservador Amadinejade a oportunidade perfeita para subir de popularidade, garantir a re-eleição, e estender a sua influência na zona. Arroga-se um "presidente de guerra", e utiliza o medo para restringir as liberdades ao seu próprio povo. Como outros.

2 comentários:

Diogo disse...

Tárique, você sabe quem é responsável pelo 9/11 americano, não sabe?

Tárique disse...

Diogo: Obrigado pelo comentário. Neste artigo só me estou a referir à versão "oficial" que passa nos grandes media, em que nada bate certo, aliás, como na história dos números de série do armamento iraniano.

"alegadamente"